Funcionamento dos Componentes do Sistema de Ar Condicionado do seu veículo:

Para uma boa utilização do Ar Condicionado do seu veículo

O sistema de ar condicionado é composto pelos principais itens: compressor, condensador e evaporador, além de tubulações e sensores. Veja a seguir a função de cada elemento:

Compressor:

Principal item do sistema, sendo o “Motor” do Ar Condicionado. Levando tal descrição pois é o compressor que conduz o gás e o pressuriza para que ele absorva o calor e arrefeça o ar, possuindo uma embreagem operada eletricamente que o liga e desliga.

Condensador:

O condensador é como um radiador em miniatura, geralmente montado na frente do carro, ao lado do seu grande radiador. Este possui a função de esfriar o ar, tendo em vista que o ar quente é comprimido, passando pelo condensador e ficando muito mais frio, pois dissipa o calor que está carregando. À medida que esfria, o gás se condensa de volta ao líquido.

Evaporador:

O evaporador é outro radiador que serve exatamente para a tarefa oposta ao condensador. Sendo da seguinte maneira seu funcionamento: À medida em que o líquido frio passa através dos tubos do evaporador, o ar é forçado a entrar e fica realmente frio, logo antes de soprar na cabine do seu carro. À medida que o refrigerante líquido aquece novamente, ele começa a voltar a um gás e continua a circular pelo sistema.

Válvula de expansão térmica:

Para controlar a temperatura do ar, o sistema de ar condicionado automotivo possui uma válvula que controla o fluxo de gás refrigerante frio para o evaporador.

Permitindo com que você possa regular o ar soprando frio. 

Secador ou acumulador:

O secador, também conhecido como o receptor-secador, serve como um dispositivo segurança para o seu sistema.

Embora o compressor se destine a comprimir apenas a forma de gás do seu refrigerante, há sempre uma chance de que algum líquido possa voltar tão longe.

O secador trava este líquido antes que ele possa danificar seu compressor.

Uma vez que mesmo o menor vazamento ou instalação descuidada pode introduzir umidade no sistema, o secador absorve isso quimicamente, usando o que se denomina dessecante.

O secador também possui um filtro que captura qualquer contaminante que possa estar no sistema.

Todos os sistemas possuem essas partes básicas, embora sistemas diferentes utilizem várias formas de sensores aqui e ali para monitorar a pressão e as temperaturas.

Essas variações são específicas da marca e do modelo do veículo.

 

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